Deuses Romanos

Romanos

Os Romanos absorveram elementos de todas as culturas com que entraram em contato. Adotaram os deuses dos Gregos e dos outros povos que conquistaram e tinham centernas de diferentes deuses, deusas, semideuses e espíritos que governavam particamente todos os aspectos da vida. Honravam-nos e adoravam-nos a fim de defenderem a sí mesmos-nesta vida e na outra.


Apolo

https://i1.wp.com/2.bp.blogspot.com/_snyK7GlbhbQ/SlzON888laI/AAAAAAAADvs/PLHNpb4zFHk/s400/19_apolo_e_os_continentes_detalhe_tiepolo_1752.jpg

Figura complexa e enigmática, que transmitia aos homens os segredos da vida e da morte, Apolo foi o deus mais venerado no panteão grego depois de Zeus, o pai dos céus. Apolo e sua irmã gêmea Ártemis (identificada pelos romanos com Diana) eram filhos de Zeus e Leto. Apolo, com um ano de idade e armado de arco e flechas, perseguiu a serpente Píton, também inimiga de sua mãe, até o lugar sagrado de Delfos, e ali a matou. Zeus recriminou o filho pela profanação do santuário e, em memória da serpente, instituiu os Jogos Píticos. Tinha poder sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la, e Asclépio (o Esculápio Romano), o deus da medicina, era seu filho.


Baco

https://i2.wp.com/4.bp.blogspot.com/_wvObm1hIITk/SVVjLVBfCPI/AAAAAAAAAXE/XwLQmXiRqjo/s400/baco400.jpg

Habitualmente representado como um belo jovem, Baco era o deus do vinho e o seu culto incluía festas famosas pelas bebedeiras.


Flora

https://i1.wp.com/www.paleothea.com/Pictures/FloraMorgan.jpg

Deusa da primavera, da vinha, da fruta, das flores e dos cereais, simbolizava a fertilidade. As festas em sua honra podiam ser muito turbulentas.


Juno

http://www.fsu.edu/~womenst/hera2.jpg

Protetora do casamento, do parto e sobretudo da mulher. Juno, na mitologia romana, era a principal deusa e a contrapartida feminina de Júpiter, seu irmão e marido. Com Júpiter e Minerva, formava a tríade capitolina de divindades. As representações de Juno variavam de acordo com o epíteto escolhido. Com maior freqüência, era representada de modo semelhante à grega Hera, de pé e como matrona de austera beleza, às vezes com características militares.


Júpiter

https://i0.wp.com/www.jayrus.art.br/Jean_BaptisteIngres_JupiterTetis.jpg

Júpiter representa para os Romanos aquilo que Zeus representava para os Gregos. Júpiter é adorado sob diversos nomes, muito embora prevalecesse aquele que se referia, particularmente, ao deus todo-poderoso que dominava a tríade capitolina (Júpiter-Juno, a sua mulher-Minerva, a sua filha), o de Optimus Maximus, epíteto que será retomado pelo Deus dos Cristãos.


Marte

http://www.ime.unicamp.br/~samuel/Images/mitologiaGrega.JPG

Filho de Júpter e Juno, Marte era o muito respeitado deus da guerra. É representado normalmente com uma lança na mãoe um escudo na outra. O mês de Março deriva de seu nome.


Mercúrio

https://i2.wp.com/3.bp.blogspot.com/_9KB-WFNpxmE/RvowfMsWP8I/AAAAAAAAANE/PVDhQLvssRs/s400/Mercurio.jpg

Mercúrio era o deus do comércio e surgiu tardiamente no panteão, numa altura em que o comercio florecia. Por vezes é comparado ao deus grego Hermes, mensageiro dos deuses. Mercúrio avaliava Troianos e Gregos, a fim de decidir quem vencerá a Guerra de Tróia.


Minerva

https://i0.wp.com/www.grandedeusa.com.br/Athena5-a_sepia.jpg

A belicosa minerva veste muitas vezes armadura. Tal como seu equivalente grego (Atena), representa as artes, a sabedoria e o conhecimento.

~ por viaestelar em Março 27, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: