Plutão

Plutão em transito fazendo aspectos a planetas natais e pontos especiais do mapa:


Quando Plutão se aproxima a um planeta natal, através de um aspecto significativo, já faz sentir sua presença a uma proximidade de dez graus.

Quando Plutão está ligado por aspectos ou ângulos significativos astrologicamente a um planeta natal, suas energias e atributos se misturam segundo a natureza do ângulo que os une. Plutão na sua forma de se manifestar faz com que fiquem bem claras as funções do outro planeta. A sua força é tal que sua marca se fará sentir independentemente se os aspectos forem harmônicos ou tensos. A reatividade a Plutão é profunda e pode vir acompanhada de catarses ou crises, perdas e ganhos. A força e natureza de Plutão desafia a um profundo autoconhecimento ou a viver momentos de perturbação, medo e angústia.

Os assuntos que Plutão vai trabalhar já são apontados na sua aproximação, uns três anos antes do aspecto exato já a pessoa sente o que Plutão quer. Quanto mais rápido se capta sua mensagem, melhor. Plutão, ao se aproximar de um planeta, primeiro vai revelar tudo o que existe de travado, enrolado, doentio em relação aos atributos e assuntos do planeta, depois vai criar situações exteriores ou interiores em que a pessoa terá que enfrentar seu processo de cura, e por fim leva embora aquilo que não serve mais. Ele sempre levará algo importante ao que a pessoa estava identificada.

Se considerarmos uma orbe de cinco graus, um aspecto de Plutão com um planeta natal dura em torno de cinco anos. Dois anos antes, um durante o aspecto exato, e dois depois.

Informações básicas do aspecto por trânsito de Plutão a um planeta natal ou ponto significativo de mapa:

* É aconselhável começar a acompanhar de perto Plutão quando está a 10 graus de um aspecto significativo a um planeta natal ou ponto significativo do mapa;
* Quando Plutão está a um mínimo de 5º de um planeta natal ou de um ponto significativo de um mapa já faz sentir onde ele vai mexer;
* Quando vai pegar um planeta, primeiro ativa o planeta (e sua situação no mapa) e depois as casas que ele rege. Ativa a promessa do planeta natal e tudo ao que ele está ligado.
* Ao Plutão pegar a cúspide de uma casa estará ativando seus assuntos com mais intensidade nos primeiros quatro anos. Ele pode passar na casa de 10 a 40 anos em dependência da velocidade com que esteja se movimentando e do tamanho da casa.
* Quando no céu se conforma um aspecto planetário com Plutão que exista no Mapa Natal, o natal será potencializado e vivenciado.
* Como Plutão tem movimento retrógrado pode passar três vezes pelo mesmo ponto.
* Os aspectos tem uma duração média de efeito forte de 5 anos. Os aspectos de sextil e trígono provocam movimentos positivos, uso favorável e adequado do poder para transformar ou regenerar. Os aspectos conjunção, oposição e quadratura podem ser tensos, incitando a desafios e podendo provocar perdas e dor.
* Plutão permanece em um signo de 13 a 40 anos. Esteve em Sagitário 13 anos e em Capricórnio estará até novembro de 2024 (16 anos).

Plutão mostra a pessoa as piruetas telúricas do eu inferior e os vôos em espirais do eu superior. Defronta com as paredes do inconsciente. Não da para fugir, a situação que ele cria torna-se pública, envolve outras pessoas com profundidade, se é obrigado a refletir profundamente. Dá um passo e aí esta a prova novamente, rejeição, abandono, solidão, morte, recomeçar tudo de novo ou de forma nova. A prova se repete até a pessoa desistir de querer manipular a realidade, e fica afim de ser dona de si, única possibilidade de poder real. Sair do automatismo e da mecanicidade para se tornar dona de si.

As conexões com Plutão, sejam harmônicas ou desarmônicas, serão regidas por poderosa intensidade, num nível muitas vezes tão extremo que se torna difícil para o próprio indivíduo suportar aquilo que sente. Plutão confere poder, profundidade e radicalismo ao planeta que estiver aspectando, de modo que se torna muito difícil para a pessoa conseguir ver e sentir as coisas sem profundo envolvimento.

O estudo dos aspectos que Plutão realiza no mapa natal informa sobre os enredos e tramas da vida da pessoa no momento. Os aspectos de Plutão revelam os circuitos de poder (ângulos harmônicos) e os chamados curtos circuitos (ângulos tensos) que expressam as possíveis facilitações ou desafios que a pessoa pode encontrar na sua vida. Os ângulos em que se encontram os planetas em relação a Plutão, revelam o drama e os enredos potenciais da vida da pessoa em relação aos assuntos da casa e signo por onde ele transite. Eles permitem mapear os possíveis padrões de comportamento e o prisma pelo qual se vê este setor da vida. Se considerar os planetas como personagens, o “aspecto astrológico a Plutão” define o enredo de relacionamento entre estes personagens ou eus astrológicos e a força de Plutão.

O conhecimento do significado dos aspectos astrológicos de Plutão em trânsito no mapa natal, é fundamental para entender os desafios ou as facilidades que o mapa nos oferece como potencialidade, possibilidade ao ser dinamizado por Plutão.

Plutão em trânsito pelas casas


Plutão pode passar em trânsito por uma casa de 14 a 40 anos. Logo que estiver numa orbe de 5º da cúspide poderá se sentir sua ação nos assuntos da casa. Os primeiros quatro anos depois que entra na casa serão os mais fortes.

Nos assuntos relacionados a casa por onde Plutão estiver em trânsito se quererá cortar pela raiz aquelas atitudes e posturas que não correspondam ao momento, a fim de enxergar o essencial. Plutão indicará onde a pessoa deverá se transformar, mudar, se desapegar para corresponder as exigências do momento.

O trânsito de Plutão nas casas é sempre contundente e claro em seus efeitos. Está ligado a um processo muito lento de aprofundar os assuntos da casa até identificar o que perturba e curar.

A medida que Plutão ativa um assunto, sempre provoca desafios, sejam eles físicos, financeiros, estruturais, emocionais ou espirituais. Plutão sempre é acompanhado de medo, emoção profunda, e incita a ser enfrentado com coragem, verdade e convicção do que se quer.

Durante o trânsito de Plutão por uma casa é muito importante acompanhar e estudar os aspectos que faz com os planetas do mapa. Os aspectos de Plutão a planetas natais considerando uma orbe de cinco graus duram de 4 a 5 anos.

Plutão por onde transita leva e traz coisas. Ele é contundente mais avisa antes. O alvo que Plutão quer atingir fica é sugerido, mostrado com uma antecedência de no mínimo dois anos, tempo suficiente para que sejam realizadas as correções que a vida assinala. No caso de não tomar as medidas preventivas e se realizar as mudanças que Plutão sugere através das situações da vida, com certeza vai se sofrer e perder algo valioso.

Com Plutão, se ganha o poder de provocar mudanças essenciais, em nós, nos outros, na sociedade e na natureza.

Plutão em trânsito pelas casas sugere:

* Faz com que a pessoa entre em contato com conteúdos profundos que mexem com os alicerces da sua personalidade e vida nos assuntos da casa onde se encontrar.
* Liberta o que não é necessário para a realização do que esta casa promete;
* Escancara a essência e a verdade dos assuntos que a casa levanta;
* Pode provoca reformas e reavaliações profundas, mudança radical de hábitos e costumes;
* Traz coragem, intensidade,.. Pode trazer obsessão, compulsão ou paranóia.
* A forma de ser vivida a casa pela que Plutão transita será outra após sua passagem.
* Como Plutão movimenta-se com lentidão ele vai preparando o terreno para as transformações que devem acontecer. A pessoa vai sentindo a necessidade de mudar, a medida que Plutão avança vai apurando a intuição, a percepção a sensibilidade e tem-se uma visão mais profunda que aponta onde deve-se aprimorar. Mas quem fica fechado aos assinalamentos que Plutão mostra interiormente e até exteriormente, viverá perdas, rupturas e sofrimentos.
* No setor do mapa por onde ele estiver transitando, sempre levara alguma coisa apreciada pela pessoa. Na presença de Plutão o mais inteligente é doar algo de muito valor em oferenda, algo que na verdade temos que largar para podermos realizar a passagem que é pedida pelo limite dos ciclos e suas etapas…
* Plutão sempre ataca ao Ego iludido e cristalizado, as crenças que ficaram arcaicas, aos circuitos de defesa que ficaram inúteis, e estão agindo involuntariamente.

Se a pessoa estiver passando por um trânsito forte de Plutão, aconselha-se entregar o que ele está pedindo e tentar aprender para não repetir os erros que Ele assinala. Não olhar par trás, nem ficar com chiliques; com Plutão não se brinca.

Este poema de Fernando Pessoa corresponde a como considero ficamos depois de um trânsito de Plutão:

De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando,
A certeza de que é preciso continuar,
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.

Portanto devemos fazer:
Da interrupção um caminho novo,
Da queda um passo novo de dança,
Do medo uma escada,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro.

Por tudo isto é muito importante acompanhar o trânsito de Plutão.

~ por viaestelar em Março 26, 2010.

Deixe um comentário